WORK HARD AND PLAY HARD

quinta-feira, 18 de março de 2010

Professora Técnica de Meia Tigela


Ocasionalmente, viro professora técnica de educação física, já que as pessoas me perguntam coisas e pedem dicas sobre corrida, etc...
Respondo tudo na maior responsabilidade, fico feliz com a confiança, mas sempre deixando claro que não sou técnica, nem professora.

Resolvi colocar aqui uma pergunta do Sérgio. Primeiro, quem é ele?
Ele trabalha comigo e tem uma história curiosa em relação à corrida.
Um dia, resolvemos fazer um reveza com o pessoal da empresa, correr a Ayrton Senna no autódromo. Eu fiquei como responsável por formar a equipe, fazer as camisetas, organizar tudo, tudo, tudo.
Precisávamos de 8 pessoas, faltava uma e eu não conseguia encontrá-la, ninguém queria/podia.
Encontrei o Sérgio no café e perguntei se ele queria correr. Ele disse não, pois não estava correndo, não teria muito tempo para se preparar. Aí eu insisti um pouco e falei a palavra mágica: “Vai ser no AUTÓDROMO”. Não precisou falar mais nada, ele disse SIM na hora.
Eu pensei “Ué???”, daí ele contou que é apaixonado por automobilismo, que só andar na pista seria demais para ele, valeria o esforço!!!
A esposa dele, estava com a gente no dia, disse que ele falava para todo mundo “Vou correr no autódromo”, aí as pessoas diziam “Uau!!!”. E ela complementava “Mas é a pé!”... hahahahaha! E assim foi.

Depois disso, ele fez a São Silvestre e agora está inscrito para a de 25KM que acontecerá no dia da Maratona de São Paulo.

Pergunta do Sérgio: “Percebi que conforme melhorei meu rendimento na corrida, meus pés foram detonando cada vez mais rápido!! Além da questão do tênis adequado, tem alguma dica pra minimizar a detonação?? Algum cuidado específico??”

Olha, não sei se dá pra correr 25 sem detonar os pés!!!!
O máximo que corri fora 21, faz tempo, e SIM, meus pés ficaram bem detonados.

O Brito, meu professor, sempre pediu para que eu passasse vaselina nos pés, solicitação que eu nunca acatei, nem senti as conseqüências.
Os shorts são tranqüilos, 5km de corrida, geralmente acaba antes que algum desconforto vire coisa pior.
Já no Internacional, 10k, fui com meu tênis velho de guerra, confortável e meus pés encheram de bolhas. Uma delas, bem grave por sinal, inflamou e tudo mais (acho que terei que passar a acatar os conselhos do professor).

Bom, como não faço distâncias longas, fui atrás do Brito: socooooorro professor!
Segue a resposta:
“Tirando a dúvida da turma (...), realmente pessoas que costumam correr distâncias maiores começam sentir dores no pé, joelho, coluna, o melhor "indique um médico medicina esportiva", (...) vc pode comentar que ele deve andar um pouco descalço para aliviar a tensão dos pés, mas vc não sabe como ele corre e pisa, ou pedir para tentar utilizar uma palmilha de gel. Tênis 1 número a 2 números maior, pois o pé pode inchar durante a corrida e tencionar os tendões e músculos fadigando.
E ele tem que perceber se não está com a famosa tendinite no pé, "fascite plantar".
Acabando as corridas longas, andar descalço na grama ou na areia pode aliviar um pouco a tensão e alongar os dedos do pé, o pé todo panturrilha, quadríceps, glúteo, lombar, e parar de ser autodidata e procure o especialista para indicar a melhor forma de correr. Sério, indique um médico especialista, que ele indica o tênis adequado e solicita os exames, e dá um toque do que mencionei.”.

Olha o Sérgio, tomou bronca do professor... hahahaha... normal!

Complemento Carol: dê uma olhada nas meias, às vezes alguma costura fora do lugar, ou ela um pouco mais larga, pode ser cruel depois de 1h de treino.

3 comentários:

  1. Olá Carol! Achei interessante o seu blogue, prabéns! Podemos ser parceiros, o que você acha? conheça o meu blogue e espero que goste http://helpprofessor.blogspot.com

    Também sou triatleta com 4 participações em IRONMAN tenho tbém como parceiro o blogue TRIatividade Física. Meu email para conrato é bodycia@yahoo.com.br

    fica bem e sucesso pra ti! Prof. Claudio

    ResponderExcluir
  2. Valeu Carol!! Mais uma vez obrigado pelas informações; Agradeça também o seu técnico Brito! Vamos em frente!!

    Sergio.

    ResponderExcluir